Educar Lado a Lado

O que é a Educação Consciente?

Já lhe aconteceu aturar mais uma birra do seu filho, gerir mais uma cena entre irmãos, ter que dominar mais um comportamento exasperante… e dar por si sem paciência nenhuma, acabar por dar uns gritos e quem sabe uma palmada, um castigo ou ameaça, e a coisa lá se resolve. Mas, e depois, quando fica aquele amargo de boca: “Raios, que este miúdo só lá vai a mal, tenho sempre que me chatear, está com um comportamento terrível…” O momento ficou arruinado, o ambiente ficou tenso, você ficou maldisposto. E pior, a criança muito provavelmente não aprendeu nada de jeito (sim, porque também aprendeu qualquer coisa: a resolver um conflito com autoritarismo, agressividade, coação, chantagem, …).

Tenho NOVIDADES: não tem (sempre) de ser assim. Às vezes pode ser assim, ninguém é perfeito. E muitas outras vezes PODE MESMO funcionar muito melhor a forma como disciplina os seus filhos: menos stress para si, mais aprendizagens consistentes e essenciais para as crianças.

É aqui que as estratégias de Parentalidade Consciente e Disciplina Positiva entram em ação.

A Educação ou Parentalidade Consciente é uma abordagem à parentalidade baseada em diversas áreas de conhecimento como o Mindfulness, a Psicologia do Desenvolvimento e as Neurociências.

Estes conhecimentos trazem um novo olhar sobre as questões da educação e dão-nos importantes pistas para lidarmos com situações desafiantes que vivemos diariamente com as nossas crianças.

Se tem filhos ou lida com crianças numa base regular, e se uma das suas intenções é educar essas crianças de forma a tornarem-se adultos responsáveis, bem-sucedidos, empáticos e felizes, irá certamente beneficiar bastante ao ter contacto com estas temáticas.

Repensar as nossas competências enquanto pais é sem dúvida a chave quando se trata de responder mais positivamente às crianças e jovens, sendo nós adultos o modelo de assertividade, autocontrolo e empatia que tanto queremos ver nos mais pequenos.

Através da Parentalidade Consciente obtemos informação de alto valor como estratégias, ferramentas e outros recursos práticos – para pais e educadores que queiram melhorar a sua performance como pais e consolidar relações fortes dentro da sua família, vivendo com mais harmonia e equilíbrio.

Algumas das questões onde a Parentalidade Consciente pode ser muito útil

  • A importância da Autoestima e estratégias para a fortalecer, sua ligação com os fenómenos de bullying.
  • Castigos e limites: como disciplinar e dizer “não”, com a consciência tranquila.
  • Dificuldades com a escola: de integração, desmotivação, problemas com tps’s, etc.
  • Desafios com alimentação ou hora da refeição.
  • Comunicação Consciente como forma de resolução de conflitos entre todos os membros da família; como falar de forma que as crianças nos ouçam realmente; como ouvir para que as crianças falem.
  • Conflitos entre irmãos.
  • Dificuldades com a hora de deitar, ou com manhãs difíceis e stressantes.
  • Lidar com comportamentos agressivos.
  • A importância dos Valores e o poder das Intenções como barómetros para o que está certo e errado, e como saber o que fazer em cada momento.
  • Saber porque se portam mal as crianças, como promover mais colaboração e menos resistência e oposição, como lidar com birras e porque é que elas acontecem.
Close Menu