“Mãe, O Que É Confiar?”

“Mãe, O Que É Confiar?”
Mãe o que é confiar?

“Mãe, o que é confiar?” perguntou o meu filho de 5 anos, quando eu, ao tentar pô-lo à vontade para me falar de um assunto delicado, lhe digo que pode confiar em mim.

Estas perguntas, difíceis à partida, são excelentes oportunidades para estabelecermos conexão e proximidade, elos essenciais na relação com os nossos filhos. E sem relação estabelecida, será mais difícil conseguirmos ser ouvidos como pais, será mais difícil conseguirmos influenciar positivamente os nossos filhos.

“Quando confiamos em alguém, filho, é quando sentimos que podemos contar e confidenciar os nossos problemas, as nossas situações, boas e menos boas, e sabemos que aquela pessoa fará tudo pelo nosso bem, para nos ajudar, sem nos julgar. Normalmente podemos confiar nas pessoas que são mesmo nossas amigas e de quem somos amigos também.”, respondi-lhe eu, tentando encontrar as melhores e mais simples palavras para lhe dar algum entendimento do conceito.

Fiquei feliz, porque apesar de ter arranjado a explicação assim sem pensar muito, o meu filho respondeu-me: “ah já percebi mãe, se confiar é ser amigo, então eu confio em ti.”

E logo de seguida, o meu pequeno arranjou coragem para me contar o seu episódio delicado que tinha ocorrido na escola.

E foi um lindo momento de conexão entre mãe e filho.

E é destes momentos que se alimenta o meu coração.

E aposto que não é só o meu!

<3

(texto originalmente publicado a 20.2.2018 em facebook.com/educarladoalado)

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments